Educação Integral de Poços de Caldas é reconhecida pelo MEC

Educação Integral de Poços de Caldas é reconhecida pelo MEC
Reprodução: Prefeitura

Poços de Caldas foi selecionada pelo Ministério da Educação no Edital nº 2/2025 – Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral. A iniciativa da cidade foi reconhecida nacionalmente e vai integrar importantes ações promovidas pelo MEC.

O projeto “Educação Integral em Poços de Caldas: Uma trajetória de compromisso, inovação e articulação territorial” foi inscrito no Eixo 2 do Edital: Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas. Com isso, o município vai participar das seguintes iniciativas:

– Participação no Caderno de Narrativas (livro digital), que reunirá as experiências mais relevantes do país;
– Apresentação na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, em Brasília, com todas as despesas custeadas para dois representantes do município;
– Inclusão na Rede de Trocas, promovendo intercâmbios formativos com outras redes e escolas brasileiras, fortalecendo ainda mais nossas práticas pedagógicas;
– Participação no Mapa Nacional de Experiências, que será lançado em outubro de 2025.

A Rede Municipal de Educação de Poços já recebeu o primeiro convite oficial para a participação em encontro formativo nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte, coordenado pela UFMG, iniciando as atividades da Rede de Trocas.

“Essa conquista reafirma o protagonismo de Poços de Caldas na construção de uma educação integral, democrática e conectada com o território, resultado do trabalho coletivo dos nossos profissionais e da visão de futuro de sua gestão”, destaca o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.

A coordenadora da Divisão do Programa Municipal da Juventude, Ana Maria Lobo, ressalta que a iniciativa de Poços de Caldas foi construída com base na escuta, no compromisso com a equidade e no envolvimento da comunidade. “É com alegria que celebramos a escolha de Poços de Caldas como uma das experiências inspiradoras da educação pública brasileira. Seguimos avançando na consolidação de uma cidade educadora, por meio do Programa Escola em Tempo Integral”, enfatiza.

Educação Integral em Poços
A partir de dados de 2024, a oferta de Educação Integral se organiza em 14 escolas municipais e 7 núcleos do Programa Municipal da Juventude (PMJ) em todas as regiões da cidade. São atendidos 1.737 estudantes nos anos iniciais e 518 nos anos finais do Ensino Fundamental em jornada ampliada. Isso representa 20,6% dos estudantes da rede em tempo integral, aproximando-se da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece 25% de matrículas nessa modalidade.

É importante destacar que esses números não incluem a Educação Infantil, que também apresenta expressivos índices de atendimento: 99% das crianças em idade de creche e 87% na pré-escola, refletindo o esforço municipal para garantir o direito à educação desde a primeira infância.

As oficinas oferecidas nas unidades são organizadas por faixas etárias e por áreas do conhecimento, atendendo às dimensões cognitivas, sociais, corporais, culturais e emocionais dos estudantes. Entre as oficinas culturais e artísticas destacam-se: artes plásticas, pintura em tela, artesanato, teatro, coral, musicalização, capoeira, dança, dança de rua, escultura, maquete, restauração, graffiti, natação, cricket, murais e arte pública, além de produção de vídeos e mídias.

Já as oficinas corporais e esportivas envolvem modalidades como esporte solidário, capoeira, artes marciais, ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva, yoga, atividades físicas orientadas, caminhadas guiadas, jogos cooperativos e expressão corporal, promovendo a consciência do corpo e o bem-estar.

A experiência de Educação Integral em Poços de Caldas tem promovido transformações significativas no cotidiano escolar e na formação dos estudantes. Entre os principais resultados estão o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil, a valorização da diversidade cultural e a ampliação das oportunidades de aprendizagem por meio de práticas interdisciplinares e conectadas ao território. As oficinas têm favorecido o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e criativas, aumentando o engajamento dos estudantes e o vínculo com a escola.

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