Ex-aluno da rede pública de Botelhos consegue bolsa para desenvolver pesquisa de doutorado na Suécia

Diego de Deus é jornalista e pesquisador e, atualmente, faz doutorado em Comunicação Social na UFMG

Ex-aluno da rede pública de Botelhos consegue bolsa para desenvolver pesquisa de doutorado na Suécia
Fotos: divulgação.

O jornalista e pesquisador Diego de Deus foi contemplado com uma bolsa de estudos para desenvolver parte de sua pesquisa de doutorado na Jönköping University, Suécia. O jovem é mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais onde, atualmente, realiza o doutorado.

A bolsa foi obtida por meio do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do projeto “Educomunicação Transmídia para Sustentabilidade em Contexto de Crise Climática: Aplicações em Escolas Públicas”, em que Diego participa e que é coordenado pela sua orientadora, profa. Dra. Geane Alzamora. 

“É motivo de grande felicidade não somente para mim, mas para toda minha família que sempre me incentivou e demonstrou a importância da educação”, afirma Diego.

Filho do lavrador Edvar e da dona de casa Silvana, o jornalista cresceu na roça, no bairro Bom Jesus e deu início aos seus estudos escolares em 2007, na extinta Escola Municipal Cafezal. O local onde morava impunha limitações de acesso à informação, o que sempre despertou a curiosidade do jovem em estudar jornalismo: “Internet, além de muito cara na época, era acessível a três quilômetros de onde eu e minha família morávamos; em um local mais alto, onde era possível ter também sinal de telefone. Mas TV tínhamos. Assistir jornais e saber o que acontecia ‘na cidade’ era algo que sempre me despertava curiosidade”, afirma.

Figura 1 - Formatura do pré de seis, em 2007, na escola Cafezal. Ao lado, o professor Marquinhos. 

Quando a escola Cafezal deixou de existir, Diego passou a estudar em Botelhos e ia para cidade todas as manhãs na van da prefeitura conduzida pelo Paulo de Souza, mais conhecido por Paulinho. Na cidade, estudou nas escolas São José, Ernesto, Isaura e João de Souza, onde formou-se em 2018. No ano seguinte, conseguiu uma bolsa de estudos e começou a faculdade de Jornalismo na UNIFAE, em São João da Boa Vista.

Antes de terminar a graduação, Diego foi aprovado no mestrado em Comunicação Social da UFMG, onde também conseguiu uma bolsa de estudos. Ainda durante o mestrado, o jornalista foi aprovado em segundo lugar no doutorado da própria UFMG onde está atualmente a desenvolver sua tese. Além disso, Diego atua em seis projetos de pesquisa que abordam desinformação, inteligência artificial, sustentabilidade e educação midiática. É bolsista do Programa de Educação Tutorial, uma parceria da UFMG com a Receita Federal e o Supremo Tribunal Federal por meio do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia.

“Meu objeto de pesquisa sempre foi desinformação e educação midiática. Boa parte das minhas investigações acontecem em escolas e tive a felicidade de desenvolver minha pesquisa de mestrado na escola João de Souza. Enquanto alguém que vem da educação pública, sinto-me na missão de retribuir tudo o que a própria educação e os educadores me deram. Pensar a desinformação, como um elemento pernicioso ao jornalismo, na educação, é essencial para termos jovens mais críticos no futuro”, conclui.

 

Produção e premiações

As pesquisas de Diego podem ser lidas em diversos periódicos científicos do Brasil, Espanha, Portugal e Equador. Além de participar de congressos nacionais relacionados a pesquisas da área da Comunicação, o jornalista marcou presença no congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, em 2024, Braga, Portugal, onde apresentou duas de suas pesquisas e lançou o livro “TV Universitária no Brasil: uma antologia da utopia” em co-autoria com o jornalista Cláudio Magalhães. Já em 2025, Diego apresentou outras duas pesquisas no Congresso bYou Vidas (Des) Ligadas?, também em Portugal.

Além do mais, Diego é autor do documentário Democracia da Desinformação, premiado com a primeira colocação do Expocom Sudeste 2023, do Intercom, principal congresso brasileiro de Comunicação, na categoria documentário jornalístico e grande reportagem. A premiação rendeu homenagens ao jornalista pelas câmaras municipais de Botelhos, Poços de Caldas e São João da Boa Vista.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow